Audiolivros ganharam popularidade por “facilitar” e leitura (Foto: Shutterstock) |
Todos já estamos cansados de saber do problema de leitura do cidadão nacional. Os brasileiros, infelizmente, leem muito pouco. E isso assola toda nossa nação. É claro que não são todos, mas a parcela que tem o hábito da leitura é muito pequena. É verdade, também, que nos últimos anos, graças ao fenômeno da Internet, o número de leitores e leituras também se ampliou, mas ainda estamos muito longe das médias nacionais de outras nações.
Roubados da leitura
Fomos roubados da leitura quando nossa educação nacional começava a avançar e se desenvolver. A televisão surgiu no Brasil na década de 60, mas foi em 70 e 80 que ela se proliferou entre nós a ponto de nos arrebatar. Costumo dizer que, quando o Brasil estava aprendendo a tomar gosto pela leitura, recém alfabetizados, fomos sequestrados pela televisão. Como objeto de integração nacional, a TV nos tornou um só povo, do Oiapoque ao Chuí, e isso se fundamentou em nossa psique como fonte primária dos fatos. Com isso, perdemos o gosto pela leitura. É como comer batata frita e depois olhar para um prato de verduras. A gente sabe o que é melhor, mas prefere o que entrega mais “alegrias”.
Isso afeta toda a sociedade de maneira muito profunda. Acabamos nos tornando um povo de tradições porque aprendemos mais pelo que outros nos dizem ou ensinam do que na busca do conhecimento por nós mesmos. Acredita-se no que é dito pelos outros e, quanto mais é dito, menos se duvida. Isso nos afasta de novas compreensões e da inovação, por exemplo. Por que não nos aventuramos pelo conhecimento tanto como poderíamos, resignando-nos a esperar que alguém primeiro chegue lá, para então nos contar. Enfim, se eu parar para escrever aqui em detalhes sobre o impacto desse mau hábito, o texto ficaria longo e muitos desistiriam dele.
Então vamos logo ao que interessa:
Somos péssimos de leitura, mas “ótimos” em consumo. Principalmente de entretenimento, porque gostamos de “aproveitar a vida”. Muitos acham a leitura tediosa e a impaciência cotidiana inibe a sua procura. Mas o consumo de televisão, filmes, séries, músicas e games vai muito bem, por essas mesmas razões.
É claro que nisso tudo a Bíblia sai prejudicada, ou melhor, nós saímos prejudicados. A leitura da Bíblia não é simples, embora suas verdades sejam, o que acrescenta a muitos obstáculos para a leitura. É por isso que muitos escolhem não ler a Bíblia, mas viver daquilo que os outros dizem que a Bíblia é. Muitos preferem apenas ouvir falar do que a Bíblia diz. E em se tratando de adventistas, muitos também deixaram de ler os livros do Espírito de Profecia. Vivemos de ouvir de alguém que diz que leu. Que situação DESESPERADORA!
Audiolivros
É por isso que venho, por meio deste artigo, iniciar uma campanha a favor dos audiolivros, ou audiobooks. Essa nova maneira de “ler” livros pode ajudar muitos de nós a nos encontrarmos com as Palavras de Deus e conseguir ler tantos livros quanto quisermos. O audiolivro, além de ser uma leitura clara, consegue, muitas vezes, otimizar o tempo de leitura (você pode até ler o livro enquanto escuta a leitura para facilitar a compreensão). Alguns poderão dizer que não conseguem se concentrar e outras desculpas mais. Mas o fato é que poucos são aqueles que realmente teriam dificuldades não contornáveis nessa área. A maioria de nós precisa apenas adquirir o hábito e reaprender a se concentrar (estamos perdendo essa capacidade devido ao uso excessivo de multimídias).
Você pode encontrar facilmente a Bíblia inteira para escutar, dividida em livros e capítulos. E mesmo os principais livros de Ellen White estão disponíveis gratuitamente para se ouvir em português! É hora de tirar o atraso, pessoal! Passamos os últimos 30 anos sem ler os livros de Ellen White, só “ouvindo dizer que ela disse”. Chegou a hora de entrar no ônibus, no metrô, no carro, na fila, no banheiro, no chuveiro, andando na rua, caminhado, na corrida matinal, no exercício de academia e onde couber um fone no ouvido, ouvindo as Palavras de Deus.
É claro que a Bíblia é um livro para ser estudado, e não lido de qualquer jeito. Mas não importa, ouça a Palavra de Deus quando puder. E mais ainda, aproveite para tirar o atraso dos livros e ouça: O Grande Conflito, O Desejado de Todas as Nações, Ciência do Bom Viver, Patriarcas e Profetas. Enfim, um maravilhoso acervo de conhecimento a respeito de Deus está à disposição e pode ser absorvido por meio dos audiolivros. Fiz questão de gravar o áudio desse texto para que todos pudessem receber esse empurrãozinho.
Procure no YouTube áudios da Bíblia, nos site biblia.com.br e sobre os livros do Espírito de Profecia, você irá encontrar os audiolivros no aplicativo EGW Writings, ou no site egwwritings.org em português. Tenho certeza que o desejo pela leitura será, inclusive, novamente incentivado em sua vida, e que a luz do céu brilhará no seu coração ao escutar as palavras que tanto precisamos ouvir em nosso tempo.
Fonte: Escrito por Diego Barreto, e publicado previamente no site Notícias Adventistas .
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário