Menu

Posts Destaques

29 agosto, 2018

#TAG: 5 MANIAS LITERÁRIAS

Foto:Eu e minha Noiva- Créditos, Andrezza Ferreira Fotografia
Então, decidi entrar na onda da Dani do @letra_plena. Ela é uma conhecida minha, e alguém a quem sigo no Instagram. Dani posta em seu perfil muita informação sobre o mundo literário, e claro, muita resenha, e fotos de livros que só aumentam nosso desejo de adquirimos mais livros. Pois bem, neste post, eu responderei a uma TAG proposta por ela. O título é: MANIAS LITERÁRIAS. 


Confira abaixo as minhas 5 manias literárias:

1. ESCOLHER LIVROS PELA CAPA


Sim, eu escolho livros pela capa. E muitas das vezes, também os julgo pela capa. Isso não quer dizer que leio qualquer lixo desde que tenha uma capa extraordinária, não! O principal critério para mim, na hora de escolher um livro é: o conteúdo e o autor. Mas, um livro com capa boa faz toda a diferença. Concorda comigo?!E esta mania literária impregnada em mim, é a que mais odeio. Porque muitas vezes acabo comprando um livro por ter capa top, mas que acabo não curtindo muito da narrativa/enredo. E outras vezes, deixo de comprar livros legais, porque as capas parecem do século 19. Vai entender! 

2. METAS ANUAIS


Quem me segue sabe que gosto de estipular metas literárias. Esta é minha segunda mania. Todo o ano me proponho a ler 30 livros. Mas acabo sempre lendo 36 a 39 livros por ano. Ah, já atingi a minha meta deste ano. Desde janeiro até aqui, li 37 livros. Estipular metas me motiva. Creio ser uma maneira legal de se auto motivar a ler muito e angariar bastante conhecimento.

3. LER ANTES DE DORMIR


Para quem não me conhece bem ainda, devo dizer que sou solteiro (estou agora noivo) e moro só. Portanto, meu tempo deve ser devidamente cronometrado todos os dias. Atividades como: lavrar louça, fazer comida, limpar banheiro, lavar minha roupa etc, fazem parte de minha rotina semanalmente. E, como deve saber, sou missionário. Vivo pregando, palestrando, visitando pessoas e estudando a Palavra com elas. Essa rotina diferenciada, me fez desenvolver a mania literária de ler muito todas as noites antes de dormir. Leio por pelo menos 1h a cada noite. 


4. DESISTIR DE LIVROS CHATOS


Quem conhece sabe que não sou um cara que desiste fácil das coisas. Quando me determino a fazer algo, vou até o fim. E esta maneira de ser, também aplico quando o assunto é ler livros. Sempre quero ler um livro do início ao fim. Dificilmente abandono uma leitura! Mas como na vida não há só rosas, no mundo literário também não há só livros e autores que cativam. Por isso, tenho a mania de abandonar uma leitura quando a mesma começa a parecer chata, menos fluida, ou com outros “defeitos”. Afinal, para quê me matar lendo um livro chato quando tenho uma pilha de outros livros para ler? Precisamos entender nós nunca vamos ler TUDO. É muito livro sendo produzido por segundos no mundo. Por isso, leio o que é legal, o que me faz bem, edifica, e os que não são chatos.


5. TROCAR LIVROS


Da mesma maneira que não me mato lendo o que minha mente não quer, também não guardo em casa livros que sei que jamais vou reler. Para quê encher a casa de livros que nem são seus favoritos? Só para dizer mesmo que és um grande leitor? Na verdade, as pessoas não identificam grandes leitores pela estante abarrotada. Mas sim, pelo que eles falam, criam, pensam e realizam. Por isso, depois de terminar de ler um livro, me pergunto: gostei? Vou reler? Se as respostas forem negativas, coloco o livro para a troca nas redes sociais. Especialmente no Skoob. Dou meus livros e recebo outros. E assim, a vida vai! Aqui em casa, minha estante tem poucos livros. Mas só tenho o que realmente amo. Olho para minha pequena estante e consigo me enxergar! 

Estas são as minhas 5 principais manias literárias. Você se identificou com alguma delas?


2 comentários:

  1. Tb tenho algumas manias literárias, e é muito legal saber das manias dos outros!
    Eu tinha meta, colocada no skoob, mas eu estava ficando muito ansiosa por causa disso, e tava me fazendo mal. Então vou lendo quando dá, e coloco depois de lido na meta do skoob, sabe?

    Uma das minhas manias é ler mais de um livro ao mesmo tempo, leio no trabalho (pelo PC), e um livro físico.
    Ah, e tenho vários começados... isso é chato porque acabo me sentindo frustrada por ter livros parados.

    =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Ainda sou de opinião de que a leitura não é um fim em si mesmo. O fim (objetivo) é obter conhecimento, informação, interação e viajar (na leitura). A leitura nada mais é que o caminho pelo qual, trilhamos pra achar a informação , conhecimento e etc.

      Eu sou bem tranquilo com negocios de metas. Pra mim, a leitura deve ser um prazer, algo alegre, maravilhoso e descontraído. Porque se ela se tornar imposição ou algo frustrante, já não há felicidade nisto. Eu faço metas, mas ela é só um alvo. Posso alcançar ou não alcançar. Se não atingir elas, tudo bem! Não me cobro. Afinal, meu foco não é ler, mas sim, buscar o desenvolvimento pessoal, conhecimento e informação através dos livros.

      Minha vida literária é muito estranha. Quase não paro pra ler(mesmo as noites) durante o dia. Na verdade, leio quando quero. Acho que farei um post sobre isso. kkk

      Eliminar