Páginas: 298
Classificação: 5/5
Sinopse:
"Teoricamente, as tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm o objetivo de facilitar a vida e otimizar nosso tempo. Porém, o grande desafio no contexto de vida pós-moderno é se esquivar de algumas armadilhas que o uso intenso, ou indevido, dessas tecnologias pode ocultar. Ao contrário do que comumente se imagina, a vida on-line não é dissociada da vida off-line e, não raras vezes, comportamentos do mundo virtual podem ter consequências boas ou más no mundo real.
Experts em tecnologia afirmam que o mundo está se movendo ruma à conectividade onipresente. A previsão é de que as tendências negativas e positivas da vida digital continuem se expandindo na próxima década, revolucionando a interação humana e afetando especialmente a saúde, a educação, o trabalho, a economia, a política e o entretenimento.
É sempre um desafio lidar com novos ambientes e contextos, por isso mesmo, é imprescindível conhecer os riscos e ter acesso a sugestões de uso positivo dessas tecnologias. Já que a conectividade é um caminho sem volta, o objetivo deste livro é propor um olhar crítico e reflexivo sobre o uso pessoal e profissional das TIC."
Todos amamos as tecnologias em suas variadas formas. Hoje é quase impossível viver sem elas. Facilitam a vida e coloca tudo o que queremos em segundo diante de nós. Mas afinal, sabemos usá-las? Quais as consequências do uso da tecnologia quando não regulada?
O problema não está na tecnologia em si apesar de muitos ainda defenderem a ideia de que internet é do DIABO! O problema mesmo reside no ser humano. É exatamente aqui que se faz necessário a leitura de o HiperConectados de Katia Oliveira. Porque ao invés de condenar, ela apresenta os benefícios da tecnologia. Porém, também deixa claro suas implicações para a nossa vida, principalmente quando a hiper conectividade reina.
A cada dia que nasce, as tecnologias se tornam mais problemáticas e complexas. Como usá-la ao nosso favor? E nesta obra, a autora traz um analise critica sobre tecnologias. Ela trata de questões ligadas a internet e redes sociais, principalmente. Trata de como era a vida antes e depois dela. Aborda sobre a dependência da internet, sinais de dependência e do grande dilema : sexo e pornografia na web.
E sobre a bobeira de pensarmos que usamos redes sociais grátis, a autora afirma em sua obra :
"QUANDO USAMOS UM SERVIÇO GRATUITO, NÓS MESMO SOMOS O PRODUTO"
O livro fala ainda sobre os dados que deixamos na net, para onde eles vão e como são usados. Para quem gosta de tecnologias, não vive sem ela, mas que sente muito que precisa aprender sobre os bastidores dela, Hiperconectado se fará uma obra mui relvante. Li esse livro em dois dias e amei! Ele mudou me maneira de usar a net e as redes socais e até já mudei tudo no meu Facebook seguindo as orientações do livro.
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário