Páginas: 510
Ano: 2009
Classificação: 5/5
Classificação: 5/5
Sinopse:
Este livro foi escrito para apresentar uma visão mais clara sobre os ensinos adventistas para o mundo evangélico, além de motivar a Igreja Adventista a refinar sua teologia em vários aspectos. Ironicamente, este livro gerou muitos debates dentro da própria igreja. Agora, com o lançamento desta edição anotada em português, você tem a oportunidade de conhecer esta obra-prima da apologia adventista de forma mais acessível.
Tal como subtitulo já diz , Questões sobre Doutrina é o livro mais polemico da história do adventismo. Ele é fruto de uma série de debates entre adventistas e lideres evangélicos na década de 50. Foi publicado pela primeira vez em 1956 sob o titulo Questions on Dourine tinha um proposito: explicar as crenças adventistas ao mundo evangélico. Porém, o resultado foi divisões no adventismo e problemas que permanecem até os nossos dias.
Tudo começou com o contato entre dois homens. T.E Unruh líder adventista( presidente da Associação Leste da Pensilvânia) e Dr. Donald Barnhouse (editor da revista Eternity e destacado líder da ala conservadora do protestantismo americano). Depois que o líder adventista ouviu um programa de radio de Barnhouse, e elogiou-o por seus sermões sobre justificação pela fé. O Dr. e líder protestante, Donald Barnhouse, ficou intrigado com aquele elogio,pois para ele, era inconcebível um ministro adventista elogiar um sermão sobre justificação pela fé. Afinal, não são os adventistas uma seita que crê na justificação pelas obras? - ele se indagava.
Unruh enviou um exemplar do livro Caminho a Cristo para Barnhouse, mas ele ridicularizou o livro, e em sua revista Eternity, disse que lera o livro e que os ensinamentos escritos nele por Ellen White eram heréticos e satânicos. Daí, Unruh viu que não dava para prosseguir com aquelas correspondências, e ficaram um tempo sem comunicação até que na primavera de 1955 o Dr. Barnhouse solicitou um debate com lideres adventistas, e pediu acesso a toda principal literatura adventista e recebeu inúmeros livros solicitados. Um grupo de eruditos Adventistas e evangélicos se encontraram para os diálogos. Estes últimos, trouxeram uma lista com varias questões para os adventistas.
Os debates foram muitas vezes calorosos. Mas os adventistas responderam aos seus questionamentos, dentre eles : a expiação de Cristo completada na cruz? Jesus um ser criado? Salvação é resultado de obras e graça? E a encarnação de Cristo e Sua natureza. Afinal, participou ele da natureza caída pecaminosa ou não?
As respostas dadas aos lideres evangélicos foram compiladas e publicada pela editora Adventista em dezembro de 1956. E o que se seguiu? Polemica dentro do adventismo! Muitos lideres adventistas se pronunciaram logo após a publicação da obra, alegando que o livro continha detalhes heréticos, e que as respostas dos lideres adventistas aos evangélicos não estavam em harmonia com a teologia adventista, princialmente questões sobre expiação de Cristo e natureza de Cristo. Uma das pessoas que defendeu estas ideias foi o M.L.Adreasen, um dos grandes eruditos e teólogos que o adventismo já teve. Junto com ele, vários outros lideres acusavam a liderança que participou dos debates de ter traído e vendido a igreja. Outros ainda diziam que a liderança havia respondido os evangélicos de forma suave, visando uma aceitação no evangelicalismo, visto que na época, os adventistas eram chamados e considerados seita.
Essa edição em português publicada pela CPB traz varias notas explicativas no rodapé para ajudar o leitor a entender o contexto da obra e pontos relacionados aos debates.
Oi Tomé!
ResponderEliminarQue coisa a história desse livro. Fiquei curiosa com o seu conteúdo, mas 510 páginas rsrsrs.
Ontem estava arrumando minha estante e encontrei 3 livros da White aqui (de onde vieram? Me lembro da procedência só de um). Quando ler, com certeza vou entrar em contato contigo.
Que a Graça do nosso Senhor esteja com você.
Abs.
oi, Kelly, como vai? Então, questões sobre doutrinas é o clássico mais polemico da história do adventismo. E é interessante você ler, pra entender no que divergem adventistas e evangélicos de forma geral. Mas é como você disse, 510 páginas...rsrsr
EliminarE que ótimo ter achado 3 livros de Ellen White em sua casa. Quais são? fiquei curioso agora. Olha, seria legal se você lesse e escreve depois no seu blog suas impressões sobre a obra. Que tal?
São: "A grande controvérsia entre Cristo e Satanás", "Em busca de esperança" e uma revistinha "Reflexões sobre o livro de Isaías".
ResponderEliminarNão prometo nada, mas devo pegar "Em busca de esperança" logo.
Muito bom! Legal demais.
Eliminar