Páginas: 176
Sinopse:
Participar de uma escavação arqueológica é uma experiência que traz muita emoção. É como abrir um velho baú e encontrar fotografias e objetos de alguém que você ama, mas que há muito tempo não vê. Moedas, lâmpadas e cacos de cerâmica são apenas algumas dessas lembranças que nos fazem recordar a história bíblica e sentir o quanto ela é real. Mas a arqueologia vai além da aventura. É a ciência que tempo por objetivo recuperar o ambiente histórico e a cultura dos povos antigos através de escavações e do estudo de documentos por eles deixados. Este livro trata de modo epecial da arqueologia do Oriente Médio, que tem contribuído para o estudo da Bíblia e a confirmação de muitas histórias nelas reunidas. O equilíbrio adequado entre o rigor científico e a emoção das descobertas, que o autor narra em detalhes porque ele mesmo participa do trabalho de campo, faz deste livro uma leitura tão deliciosa quanto informativa.
Apesar de já acompanhar o Dr. Rodrigo Silva há pelo menos 8 anos, vendo seus vídeos e acompanhando-o no programa Evidencias da TV Novo Tempo, este foi o primeiro livro dele que li. E posso dizer já que ele é um ótimo escritor!
Em Escavando a Verdade, ele faz praticamente aquilo que já estamos habituados a ver no programa Evidencias. Porém, neste livro, ele se apresenta de uma forma mais próxima, revelando muitos detalhes de atividades arqueológicas das quais participou.
Na obra, o autor se propõe a explicar ou analisar os principais acontecimentos Bíblicos à luz das escavações arqueológicas. O livro começa descrevendo o que é arqueologia, e durante o livro ele chega a dar uma ideia aos leitores, de como realmente funciona uma escavação arqueologia, desde a preparação, escolha do local, escavações e a apresentação dos resultados e achados em pesquisas que aprecem em revistas cientificas. Esta parte da leitura é muito importante porque quase todos nós achamos que arqueologia é só chegar e começar a cavar. Ou pior ainda, a ideia que que arqueologia envolve romance, múmias e etc, como estamos habituados a ver em filmes como A Múmia, e outros produtos de Hollywood. Mas longe disso, Rodrigo Silva mostra que a coisa não é bem assim. Trata-se de uma atividade responsável, séria, difícil e muito corrupta e burocrática.
Depois de dar noções básicas de arqueologia, e desmistificar mitos, o autor prossegue para sua principal missão nessa obra. Missão esta, que visa apresentar como a arqueologia comprova a veracidade de inúmeras histórias bíblicas como Criação, Diluvio, a existência dos reis de Israel, e a existência de Jesus, e tantas outras histórias e existência de lugares mencionados nas escrituras sagradas, bem como a própria confiabilidade da Bíblia.
Amei a leitura, pois me deu uma base boa para crer e aceitar as incríveis histórias bíblicas como verídicas. Portanto, fica aí mais esta recomendação para vocês.
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário