Menu

Posts Destaques

20 junho, 2019

PREGAÇÃO EXPOSITIVA

Titulo: PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Autora: HERNANDES DIAS LOPES
Editora: HAGNOS
Páginas: 280


Sinopse:

Pregação expositiva traz um panorama histórico da pregação expositiva, seu propósito, seu estilo, seus resultados e as características de vida do pregador. Ainda apresenta como corrigir as distorções pós-modernas que levam a igreja ao crescimento explosivo, mas não saudável, redescobrindo a primazia da pregação expositiva. A Palavra de Deus deve ser pregada de forma fiel e integral. O remédio de Deus para a igreja contemporânea é a sua Palavra.

Comecei a ver inúmeros sermões de Hernandes Dias Lopes, apartir do momento em que comecei a me preocupar bastante com a questão da pregação expositiva. É praticamente impossível pesquisar sobre o assunto, sem que o Google ou Youtube lhe apresentem Hernandes nas primeiras paginas dos resultados de pesquisa. Há inúmeros pontos teológicos dos quais discordo do autor, mas o respeito quando o assunto é pregação expositiva.


Em Pregação Expositiva, o autor defende a ideia de que um reavivamento verdadeiro é fruto de púlpitos saudáveis, ou de igrejas aonde a palavra de Deus é apresentada tal qual é. E para o autor, essa apresentação da palavra de Deus tem efeito quando feita por meio da pregação expositiva! Diferente dos outros livros sobre o assunto, como por exemplo o Pregação Bíblica de Haddon Robinson, nesse livro, Hernandes não objetiva ensinar a como fazer um sermão expositivo. Mas sim, defender a ideia do quão importante é a pregação expositiva para o crescimento da igreja.

A obra está repartida em 7 preciosos capítulos. No primeiro, o livro trata da importância da pregação expositiva, e o mostra o porque ele prefere essa maneira de apresentar a palavra de Deus. Na segunda, a história da pregação expositiva. Aqui, fala da pregação expositiva no Antigo testamento, novo testamento, no ministério dos reformadores, puritanos e nos seculos XVII e XX, deixando claro ao leitor que a pregação expositiva não se terra de um mero modismo, mas, é uma forma de pregação com base na Bíblia e na história do cristianismo.

No capitulo 3, o autor vai falar do conteúdo da pregação expositiva. Para ele, expor o texto bíblico nada tem a ver com o comentar versículos de um determinado capitulo. A coisa é mais séria e profunda que isso. Razão pela qual, a maioria dos pregadores preferem a pregação temática!

O restante dos capítulos vai abordar questões como propósito da pregação expositiva, a  vida do pregador, estilos da pregação exposta, bem como os resultados que aparecem quando as igrejas investem na exposição do texto bíblico de maneira séria.

É um livro que gostei muito de ler, e que se não fora os tantos que tenho na fila de espera, já o teria relido. Fica aí minha recomendação para pregadores, pastores e amantes da Bíblia em geral.



Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário