Páginas: 199
Sinopse:
Este livro apresenta uma série de respostas pertinentes aos desafios interpretativos do livro de Daniel. O autor, um reconhecido erudito de origem judaica, lança luz sobre muitos aspectos das profecias desse importante livro bíblico. Responde a perguntas como: O que aconteceu com o túmulo de Daniel? Qual a natureza de Miguel? Por que o rei Nabucodonosor esqueceu seu sonho? Por que Daniel jejuou por três semanas durante a Páscoa?
O autor recria o surpreendente mundo da Babilônia, explica alusões obscuras e encontra padrões ocultos dentro das profecias que ajudam a esclarecer seu significado. As pesquisas de Doukhan em antigas fontes judaicas e seu profundo conhecimento das línguas originais contribuem para que este livro seja indispensável para os amantes da Palavra de Deus e do conhecimento profético.
Quando vi no site da CPB que haviam publicado um novo livro sobre Daniel, pensei comigo: para quê mais uma obra sobre o assunto? Isso pode até soar meio cético, mas se considerarmos o fato de que praticamente tudo que é produzido sobre Daniel é muita repetição, e etc, meu ceticismo parece ser uma coisa justificável. Fiquei na luta, comprar ou não comprar? Era minha grande pergunta. Mas depois que fui estudar para conhecer o autor, tudo ficou claro: devo comprar sim!
Jacques B. Doukhan, é doutor em Língua e Literatura Hebraica pela universidade de Estrasburgo e em Exegese do Antigo Testamento pela Andrews University. Mas de toda essa bagagem que o autor tem, o que me levou a comprar mesmo o livro foi o seu conhecimento profundo em línguas originais e cultura hebraica. Pois, fazia tempo que eu esperava uma obra que recriasse o mundo antigo e apresentasse a cultura bíblica de maneira profunda, ao expor as profecias de Daniel. E posso dizer com convicção – achei!
A primeira coisa boa (depois de tudo que mencionei acima) que o leitor se depara com ela ao abrir o livro, é a organização. Até uma criança percebe que o livro está super organizado. Isso pode até não fazer sentido, mas se entendermos que se trata de um livro de profecias, perceberemos que este ponto faz toda a diferença.
O livro é uma exposição de cada um dos 12 capítulos do livro de Daniel. E o outro grande diferencial da obra: ao final de cada capitulo, há um esboço também super organizado que pode ser usado ou transformado em sermões. E também, em muitos capítulos, o autor coloca várias estruturas quiásticas ou quiasmas. Que é um método usado em teologia para descobrir o coração de cada passagem bíblica!
Resumindo, o livro apresenta, praticamente o mesmo entendimento sobre as profecias de Daniel que os Adventistas do Sétimo Dia já têm pregado. O que o livro faz mesmo, e muito bem, é dar mais vida à cada uma destas interpretações, dizer o porquê de cada coisa, contexto, cultura e etc. cada capítulo do livro é interpretado a luz do contexto histórico e cultural do povo Hebreu. E isso, torna essa obra surpreendente.
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário