Livro : O Último Império
Autor: Vanderlei Dorneles
Editora: CPB
Páginas: 184
Sinopse A identificação dos Estados Unidos como império é comum na impressa e no acadêmico.Porém,já no século 19,intérpretes adventistas tinham percebido esse potencial e relacionado a nação emergente às profecias apocalípticas.O objetivo deste livro é mostrar como o processo de fundação desse país provê importantes dados para iluminar a interpretação adventista de Apocalipse 13.Além disso,esclarece o atual panorama sociopolítico da nação e perspectivas futuras.Esta leitura ajudará você a entender melhor a lógica das profecias bíblicas como revelações por partes do Deus verdadeiro que conhece e comanda a história.E aí pessoal beleza? Aqui estou mais uma vez, e agora com a primeira resenha de nosso Blog. Decidi compartilhar com você dicas de leitura para que fique mais fácil pra vocês na hora de escolher um livro, e ao mesmo tempo quero incentivar aqueles que querem tornar-se bons e grandes leitores. Mbora lá!
Lendo, a gente tem a certeza de que este conceito defendido hoje pelos adventistas não é um conto de fadas, mas sim, um conceito registrado na história universal, o livro também mostra que não foram os adventistas os primeiros a identificarem a "bestas que saiu da terra" em Apocalipse 13:11, como os EUA. Mas que antes dos adventistas, vários estudiosos já estavam estudando o assunto e alguns deles haviam identificado já os Estados Unidos como a nação da profecia bíblica.
O livro de hoje como vocês pode ver na imagem é o Último Império de Vanderlei Dorneles, ele que é mestre em teologia e doutor em ciências da comunicação.
Já li vários livros sobre profecia apresentados sob o ponto de vista historicista, porém esta obra de hoje, me deixou fascinado devido à quantidade de informação histórica e detalhes que já mais imaginei sobre o surgimento da América e a luta para identificar os EUA como a besta que saiu da terra (Apo. 13:11)
De maneira clara, Vanderlei apresenta ao leitor bases para se crer que os Estados Unidos está representado na profecia bíblica (mas infelizmente não em uma boa posição). Após essa leitura, você chega a conclusão de que os EUA fazem sim parte da profecia bíblica.
O livro analisa a descoberta dos EUA por Cristóvão Colombo em 1892, bem como autoridade dos EUA de estar acima de todos, autoridade esta que segundo eles receberam de Deus! O livro trás ao leitor detalhes ricos e surpreendentes, tanto religiosos/mitológicos que serviram como pano de fundo essenciais para o erguimento desta nação poderosa. Apresenta discursos de vários presidentes desta nação que afirmam que os EUA têm a autoridade dada por Deus, para subjugar e para ser a Jerusalém ou Nova Terra.
Para além do conhecimento teológico que o livro me ofereceu, também pude aprender milhares de fatos históricos antes desconhecidos. Só acho que o livro devia ter muito mais páginas (184 páginas é livro pra crianças... rsrs), mas tudo bem!
O livro também analisa o estado atual dos Estados Unidos, como o abandono do protestantismo que foi a base deste império. O decreto dominical também é um assunto discutido nas páginas de o último império, e revela o que vai ocorrer com os que se oporem a esse decreto.
Apenas não ficou claro no livro, quando o autor fala do fundamentalismo religioso. Parece que autor evita a ideia de que os adventistas são fundamentalistas!
Alguns adventistas creem que são fundamentalistas(não do tipo islâmico), pois a definição original de fundamentalistas é: aqueles que aceitam a bíblia como literal, especialmente os primeiros capítulos de Gênesis (1,2 e 3),e crer nisso faz dos adventistas fundamentalistas. Agora, outra definição não verídica e mais popular do termo é aquela que está relacionada ao fundamentalismo Islamismo. Acho que o autor devia ser mais claro a esse respeito.
Enfim, não posso revelar muito sobre o livro até porque não dá tempo, mas quero apenas que esta resenha vos dê água na boca e que tenhas o desejo de ler esta preciosidade.
Se você já leu esta obra ou vai ler, COMENTE essa postagem e me ajudem a tornar conhecido livros que podem mudar vidas. Abraços e até a próxima resenha.
Minha Avaliação:
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário