Menu

Posts Destaques

15 novembro, 2017

RESENHA | POR UM FIO


Titulo:  POR UM FIO
Autor: ALLA E NATALIE CZERKASIJ
Editora: CPB
Páginas: 192
Ano: 2015
Adquira : AQUI


Sinopse:

"Alla ainda era criança quando a Segunda Guerra Mundial alcançou a Ucrânia. Os insensíveis horrores da guerra puseram fim a sua infância. Em 1944, os Aliados conseguiram chegar ao campo alemão de trabalhos forçados onde ela e alguns de seus familiares lutavam para permanecer vivos.
Sob ameaças constantes de fome, tortura e morte, Alla lembra de momentos da infância que passou ajoelhada, sentindo a presença de Deus. Como sobrevivente da guerra, ela decidiu que o encontraria novamente.
Tocante e inspiradora, esta é a história real de uma garota que, em meio às tristezas assoladoras da guerra, conheceu o Deus da esperança e do livramento."
Milhares de livros já foram escritos ao longo dos anos descrevendo os horrores sofridos pelos judeus durante a época do Nazismo de Hitler. Natalie Czerkasij, uma mulher ucraniana, revive o passado descrevendo o que ocorreu durante a invasão Alemã na ucrânia a quando da segunda guerra mundial.
Na altura ela tinha apenas 8 anos de idade, e junto com sua mãe a vida de ambas estava mesmo por um fio. Nesse livro, ela recebe a ajuda de sua filha para testemunharem os horrores durante anos de sofrimento em campos de concentração e em meio a mortes, sofrimento e fome.

Aos 8 anos de idade Natalie Czerkasij e seus pais são levados para a Alemanha Nazista. A viagem era desconhecida, mas ao chegarem ao destino final, descobriram que foram enganados - estavam em campo de concentração e trabalho forçado. Lugar horroroso, imundo e infernal. Não lhes havia sido informado de concreto sobre aquele destino. Porém, agora era tarde e deveriam conformar-se e entender que aquele lugar seria a casa deles pelos próximos anos. Doenças e conflitos ocorrem durante os anos. O pai de Natalie Czerkasij é levado pelos militares nazistas, após seu plano de fuga ser descoberto. Separado da esposa e da filha, é levado pra outro campo de concentração aonde foi posteriormente assassinado para o desespero e infelicidade de Natalie e sua mãe.


A cada página do livro ocorrem várias mortes. Natalie é contaminada por uma doença terrível que quase ceifou sua vida. Os anos se passam até que os americanos invadem os campos de trabalho nazistas, uma guerra tremenda acontece e a história começa a tomar um rumo completamente diferente. Ao final do livro o leitor pára e se auto indaga: como Natalie e sua mãe escaparam de tudo isso? Para Natalie, elas só escaparam de tudo aquilo porque Deus estava no controle cuidando de tudo. Elas conseguem emigrar para Suíça, depois para os Estados Unidos onde estabeleceram suas residências e assim, puderam respirar o ar da liberdade! Mas, como isso tudo ocorre? Saberás lendo o livro todo!

Foi o primeiro livro que li no meu Kindle PaperWhite. Não sabe que negócio é esse? Veja aqui: O que é um Kindle? 

A história do livro é REAL. Aprendi que: quando começamos a fazer separação só porque as pessoas são diferentes de nós, e achamos que há uma raça melhor, o resultado será inevitavelmente o que ocorreu durante o Holocausto e com Natalie Czerkasij. A leitura incentivou-me a estudar mais sobre o Nazismo e Holocausto. Daí,na semana passada comprei o livro: O Diário de Anne Frank, já estou doido para iniciar a leitura. 



Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário