Menu

Posts Destaques

20 novembro, 2017

RESENHA | SANTIFICAÇÃO

Titulo: SANTIFICAÇÃO
Autor: ELLEN WHITE
Editora: CPB
Páginas: 68
Edição: 2010
Adquira: AQUI
Sinopse:

É necessário ter um alvo na vida. Não pode ser impossível de ser alcançado, mas tem que significar uma realização, um incentivo à conquista. Melhor ainda se, além de oferecer um prémio final, esse alvo puder contribuir para o desenvolvimento da pessoa, antecipando resultados e vantagens da sua caminhada em direção ao grande objetivo. Santificação é isso. Mais do que conceitos, é uma prática de vida.
A obra é da escritora americana Ellen G. White ( 1827-1915). Várias obras desta autora já resenhei e estão disponíveis aqui no blog. Em Santificação, Ellen traz ao leitor uma definição simples do que realmente significa ser santo, perfeito e puro.

O mundo evangélico hoje faz muita confusão sobre santificação. E como sabemos, este mesmo problema está enraizado também dentro das fileiras do adventismo. É comum ver debates sobre o tema e perguntas como : Santificação significa ser perfeito? Perfeição bíblica é viver sem cometer pecado? É possível deixar de pecar? Pecaremos para sempre até Jesus voltar? É possível vencer o pecado hoje? E isso não mais deveria ser problemas para Adventistas, pois o livro Santificação (e a Bíblia), vem para resolver essas dúvidas e apresentar a santificação do ponto de vista Bíblico. 
“Há no mundo religioso uma teoria de santificação que, em si mesma, é falsa, e perigosa em sua influência. Em muitos casos aqueles que professam santificação não possuem a genuína. Sua santificação consiste em um culto por palavras e em teoria. Aqueles que estão realmente buscando o perfeito caráter cristão, jamais condescenderão com o pensamento de que estão sem pecado.”
Mas o problema é que: o livro está ali ,porém, os supostos cristãos e adventistas não o leem - e como resultado, a dúvida continua e os debates se perpetuam. 

A obra é de fácil leitura e a linguagem, bem simples. Já no capítulo primeiro, a autora faz uma distinção entre verdadeira e falsa santificação. Condena o sentimentalismo religioso que vai cada vez mais tomando conta da cristandade, e exalta a salvação pela graça por meio da fé em Cristo Jesus. Em vários momentos Ellen G. White recorre às histórias bíblicas como de Daniel, para mostrar o que é santidade e como a obediência a Deus é sinal de alguém santificado.

O ponto muito importante, porém o mais desprezado hoje pelos cristãos que dizem buscar a santidade, é a questão da má alimentação e o apetite descontrolado, desequilibrado, bem como o uso de alimentos impuros e condenados na palavra de Deus (Levítico 11). A autora mostra ao contrário de muitos, que: há uma forte relação entre santificação e alimentação. Se o apetite for depravado, a alimentação imprópria, não haverá santificação verdadeira. Pois, o ser humano é holístico, o contrário da dicotomia que o meio evangélico faz hoje. Portanto, aquilo que afeta o físico por exemplo, também afeta o espiritual e o mental no ser humano.

Santificação é uma obra interessante para quem está começando a vida cristã, bem como para aquele que já é velho na fé, mas que precisa fortalecer sua relação com o Deus do universo. Pois, como sabemos: SEM A SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR.(Hebreus 12:14).


Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário