Menu

Posts Destaques

25 junho, 2018

LENDO UM LIVRO DE CADA PAÍS

Foto: eu e minha noiva - Adeilma./Foto ensaios, arquivo pessoal. Créditos: Andreza Fotografias
Neste ano (2018), me propus a iniciar um projeto de leitura. O mesmo, consiste em 𝗹𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼. O objetivo desta “loucura”, é mergulhar no conhecimento de outras culturas, povos, historias e segredos de nosso mundo. Os países que lerei são os 𝟭𝟵𝟯 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗢𝗡𝗨, mais os dois Estados observadores (Palestina e Vaticano) e ainda mais 3 países não reconhecidos pela ONU (Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental).  𝗧𝗼𝘁𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗺, 𝟭𝟵𝟴 𝗽𝗮í𝘀𝗲𝘀!

Podes ver que desafio tenho pela frente, né? Devo dizer também que este será um projeto para a vida toda(sem exageros, eu queria dizer,  a longo prazo) ou melhor, não tenho data para terminar de ler todos os 198 livros. Porque eu trabalho, tenho minhas responsabilidades e deveres sérios a cumprir. Lerei os livros, no tempo que tiver, e sem correias, pois, preciso trabalhar também, né? Hehehe ..., mas uma coisa é certa, 𝗹𝗲𝗿𝗲𝗶 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝟭𝟵𝟴 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼𝘀, 𝘂𝗺 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗻𝗮çã𝗼!!

𝗣𝗿𝗮 𝗶𝘀𝘀𝗼, 𝘁𝗮𝗺𝗯é𝗺 𝗱𝗲𝘃𝗼 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮! Se puder, peço que me ajude no seguinte:

• 𝗠𝗲 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼𝘀 de algum autor dos 198 países que mencionei acima. Mas para isso, preciso que você me indique livros apenas das seguintes categorias: Autobiografias, Contos ou Romances (que não sejam de historias de baixaria, se é que entendes o que quero dizer). Pois,  pretendo apenas ler obras que contenham informações de cada país, seu povo, costumes e cultura. Por isso, por favor, me indique livros de não ficção também  de preferência. Lembrando que só pretendo ler livros de autores nativos ou naturais de algum pais acima. Tipo, não pretendo ler livro de algum Americano ou angolano, falando sobre a China, Japão, ou qualquer outro pais que não seja o dele. 

• 𝗠𝗲 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗲 𝘀𝗲 𝘀𝗼𝘂𝗯𝗲𝗿 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝗴𝘂𝗺 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝗻𝗴𝗲𝗶𝗿𝗼 que tenha versão para o 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀, 𝗲𝘀𝗽𝗮𝗻𝗵𝗼𝗹, ou mesmo em 𝗶𝗻𝗴𝗹ê𝘀. Está sendo difícil achar livros para o português, por isso, conto com sua ajuda. A dificuldade pra achar os livros é imensa. Tanto do ponto de vista financeiro para encomendar, quanto a encontrá-los. Muitos livros ou talvez a maioria, lerei no meu E-reader (Kindle Paper White), portanto, podem me indicar ou mandar-me livros digitais em formatos como PDF, MOBI, WORD e etc.

• 𝗖𝘂𝗿𝘁𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗽á𝗴𝗶𝗻𝗮, 𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗹𝗵𝗲 ela, para que mais pessoas sabiam desde meu projeto.
PS.: As sugestões ou indicações de livros podes mandar-me abaixo desse post (nos comentários), ou na minha página oficial deste projeto no Facebook : Lendo um Livro de Cada País  . É nesta pagina aonde estarei divulgando as fotos dos livros e o desenrolar do projeto. Aqui no blog, você pode clicar no Menu: 198 Livros , e ver a lista de livros e países que eu for lendo.

E para finalizar, vale lembrar que não sou o percursor deste projeto. Apesar de que sou apaixonado por países e culturas, e que desde sempre tive grande vontade de ler e conhecer autores de outras nações e ver como eles pensam sobre a vida e agem. O projeto teve início com a britânica 𝗔𝗻𝗻 𝗠𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻, a pagina dela é A Year of Reading the World , com quem tive a oportunidade de conversar um pouco a respeito, via mensagens pelo facebook. As ideias dela foi recebidas, e colocadas em pratica pela  a menina paquistanesa,Aisha Arif Esbhani, (13 anos) que também leu 196 livros, um de cada país, veja a pagina dela Reading Books from Every Country

E aqui no Brasil, a versão do projeto teve como uma das percursora, 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗮𝘃𝗮𝗿𝗿𝗼, blogueira e Youtuber. Ela fala de seu projeto 198 livros aqui : Viaggiando. Ela tem um vídeo super bacana sobre como este projeto funciona. Abaixo, segue links de algumas pessoas que aderiram ao projeto. Clique nas palavras em azul para ver o que elas dizem .
Ajude-me a prosseguir com este desafio, sugerindo-me livros e dicas de onde posso achar alguns.


Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário