Titulo: MABOLA : UMA HISTÓRIA AFRICANA
Autora: RICARDO VIEIRAPáginas: 166
Autora: RICARDO VIEIRAPáginas: 166
Sinopse:
Ter uma história de vida digna de uma autobiografia suficientemente consistente para preencher as páginas de um livro com atributos que prendam a atenção do leitor do começo ao fim pode ser um privilégio e o sonho de muita gente. Depois que o livro está pronto pode se tornar motivo de orgulho ao protagonista, e objeto de desejo do leitor. Entretanto, depois de ler a vida de "Mabola", será que se pode classificar como privilégio, viver o que ele viveu? Será que é possível considerar como privilégio, viver momentos de terror em meio ao fogo cruzado de uma guerra civil? O que dizer então de ataques satânicos no meio da noite, influências de forças espirituais misteriosas, ou ainda sofrer na carne e na alma manifestações de pura feitiçaria?
Ganhei o exemplar deste livro de meu grande amigo Tiago Freias Barbosa, que agora tem um blog chamado Cidadão do Reino. Ele me deu este livro em 2017. Mas, só agora pude terminar a leitura.
A obra é uma autobiografia. Nele, Ricardo Vieira, mas conhecido por Mabola, conta sua conturbada e difícil história de vida. Ele nasceu na Guiné Bissau, um país africano. Com base em umas das mais fortes crenças africanas, de que quanto mais filhos melhor, seus pais tiveram uns sete filhos.
Mabola nasceu em 1981, sendo então, o quinto filho de seus pais. Quando ele nasceu, seu país já tivera se libertado do jugo português que colonizaram a Guiné Bissau por longos anos. Depois da independência que do país que correu em 1974, a esperança da população em geral, era de que agora passariam a viver uma nova era, longe das atrocidades causada pela colonização portuguesa, e longe das constantes escravidão. Mas, esse sonho da paz total, estava longe de se realizar. Porque 1998, começou em Guiné Bissau uma guerra que destruiria por completo o país levando milhares de pessoas à morte das mais variadas e cruéis formas.
E dentro desta guerra, estava Mabola, ainda criança. Ele e sua família tentavam escapar a todo custo da morte. A guerra também frustrou o grande sonho de Mabola, impedindo-o de viajar para Portugal, para jogar futebol, aonde representaria sua seleção na categoria de sub-17.
Enquanto lia a obra, pude viajar para a Guiné Bissau. Pois, apesar de ser também um país africano, não sabia muita coisa a respeito do mesmo. O livro é muito interessante mesmo. O autor descreve tudo que viu acontecendo, suas lutas contra demônios que o perseguiam e quase tiraram-lhe a vida, fomes, e mortes das quais escapou e das quais infelizmente teve de testemunhar cara a cara. A parte final da obra é reservada à descrever sua vinda ao Brasil, seus estudos em teologia e administração na UNASP.
Uma grande lição que é possível aprender nessa obra é a de que DEUS em cuidado de nós, e uma outra seria: devemos reclamar menos de nossa vida. Há alguém em situação pior que nós. Enquanto lia esse livro, foi quase impossível não assemelhá-lo com a obra de Roger Morneau intitulada UMA VIAGEM AO SOBRENTURAL, que já indiquei qui no blog.
Seja o primeiro a comentar!
Enviar um comentário